O Facebook pode estar prestes a ver-se envolvido novamente num novo escândalo de privacidade, com um investigador a avisar que a rede social pode estar a comprometer dados de pessoais de milhões de utilizadores.
O investigador partilhou com o Ars Technica a existência de uma ferramenta - de nome Facebook Email Search v1.0 - que permite descobrir contas de Facebook a partir dos e-mails. De notar que esta ferramenta funciona mesmo quando os donos das contas escolheram nas definições da plataforma não exibir o e-mail.
O investigador adianta que, por dia, esta ferramenta consegue ligar cerca de 5 milhões de e-mails às respetivas contas de Facebook e sublinha a importância de que a vulnerabilidade seja corrigida. No entanto, diz o responsável pela descoberta que a tecnológica não pareceu interessada em corrigir a situação quando foi confrontado com a vulnerabilidade.
Ainda assim, a empresa enviou um comunicado ao Ars Technica a indicar que pretende corrigir o problema.
“Parece que encerramos erradamente este relatório de recompensa antes de o enviar para a equipa apropriada. Estamos agradecidos ao investigador por partilhar a informação e estamos a dar os passos iniciais para mitigar esta questão enquanto damos o seguimento para compreender melhor estas descobertas”, pode ler-se no comunicado.