O certificado digital é cada vez mais necessário no âmbito da pandemia da Covid-19 e uma das formas de o obter - e de o ter sempre à mão - passa pela utilização da aplicação SNS24. Descubra como tudo funciona, e com uma ressalva: já está disponível para Android e iOS.
O primeiro passo é, obviamente, descarregar a app para o seu smartphone. O seguimento é o de sempre: dirija-se à Play Store ou App Store, pesquise pela aplicação e carregue em 'Instalar'.
Em seguida, preencha os dados que a aplicação lhe pede e, por fim, defina um pin de quatro dígitos que irá usar sempre que a esta aceder.
Posto isto, está pronto a ter o seu certificado digital a qualquer hora e em qualquer lugar. A verde - nos 'Favoritos' que surgem logo no ecrã inicial - terá as hipóteses 'Certificado Digital COVID'; 'Teleconsulta' e 'Boletim Vacinas'. Carregue no primeiro botão.
Ser-lhe-ão apresentadas três hipóteses:
- Certificado de Vacinação;
- Certificado de Testagem;
- Certificado de Recuperação.
Selecione a primeira e espere breves segundos. Em seguida, irá surgir no visor do seu telemóvel o Certificado Digital Covid-19 de que vai necessitar, implementou o Executivo de António Costa, para entrar em hotéis e Alojamentos Locais de todo o país ou restaurantes nos concelhos de risco elevado e muito elevado no continente.
O seu certificado é composto por um código QR e pelos seus dados pessoais, como nome e data de nascimento. Neste consta ainda também qual o fármaco que lhe foi inoculado - Pfizer, Moderna, AstraZeneca ou Janssen - assim como quantas doses já recebeu (no caso da Janssen, recorde-se, fica com a vacinação completa com apenas uma dose).
Pode solicitar o documento através desta aplicação sempre que dele necessitar. Ainda de lembrar que o certificado só se torna válido para completar o seu propósito 14 dias após ter recebido a última dose da vacina.
O certificado digital está em vigor desde 1 de julho.
Leia Também: Cerca de 30% dos portugueses já têm o certificado digital europeu