Netflix bate HBO pela primeira vez nos Emmys
A cadeia de streaming Netflix bateu pela primeira vez a concorrente HBO, ao vencer o maior número de prémios Emmy na 73.ª cerimónia da Academia de Artes e Ciências da Televisão, que decorreu esta madrugada em Los Angeles.
© Mario Anzuoni/Reuters
Tech Emmys
Ao todo, as produções da Netflix ganharam 44 estatuetas, entre prémios de representação, escrita, realização e categorias técnicas, estabelecendo um novo recorde para uma plataforma de streaming.
A série "The Crown" foi uma das maiores responsáveis pelo sucesso da cadeia de streaming na edição deste ano, ganhando pela primeira vez o Emmy mais cobiçado de todos, o de Melhor Série Dramática e totalizando 11 estatuetas.
Outra série da cadeia com várias nomeações, "O Gambito da Rainha", também garantiu prémios importantes, incluindo o de Melhor Minissérie, Série de Antologia ou Filme.
A contabilidade final de prémios Emmy marca uma viragem na guerra do 'streaming', que tem cada vez mais intervenientes. A entrega dos prémios técnicos, na cerimónia Creative Arts Emmys que antecedeu o grande evento desta madrugada, já antecipava um cenário favorável à Netflix.
Sendo historicamente a vencedora da noite de Emmys, esta foi a primeira vez que a HBO saiu derrotada, sendo que em 2018 tinha empatado com a Netflix. As contas mostram que, desta vez, a cadeia não conseguiu sequer chegar perto do número de vitórias da concorrente.
A HBO até liderava as contas com 130 nomeações contra 129 da Netflix, mas levou para casa apenas 19 estatuetas -- bastante menos que as 30 conquistadas na edição de 2020. Este ano, "Mare of Easttown" e "Hacks" foram os grandes destaques da HBO em termos de prémios.
A terceira cadeia com mais vitórias foi a Disney+, que tinha 71 nomeações e conquistou 14 estatuetas. "O Mandaloriano" e "WandaVision" estiveram na linha da frente das vitórias para a plataforma.
Já a Apple TV+, que está a tentar afirma-se neste mercado, conseguiu uma posição de destaque pela importância dos prémios ganhos pela série "Ted Lasso", que dominou a categoria de comédia.
A Hulu, pelo contrário, saiu de mãos a abanar com a série "The Handmaid's Tale", que tinha múltiplas nomeações e não conseguiu qualquer distinção.
De acordo com o LA Times, a única vez que uma cadeia tinha conseguido tantas vitórias como a Netflix garantiu agora foi em 1974, quando a CBS logrou 44 estatuetas Emmy. Na era do streaming, é a primeira vez que uma cadeia atinge este número de distinções.
Leia Também: 'The Crown' domina Emmys, 'Ted Lasso' vence comédia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com