Meteorologia

  • 06 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Justiça europeia decide hoje recurso da Google contra multa 'pesada'

O Tribunal Geral de Justiça da União Europeia (UE) decide hoje o recurso interposto pela Google contra a multa de 2.424 milhões de euros aplicada pela Comissão Europeia em 2017, por abuso de posição dominante.

Justiça europeia decide hoje recurso da Google contra multa 'pesada'
Notícias ao Minuto

07:34 - 10/11/21 por Lusa

Tech Google

A Comissão Europeia aplicou a multa por abuso de posição dominante do serviço 'Google Shopping', com o executivo comunitário a considerar que a 'gigante' tecnológica introduziu uma vantagem ilegal naquele serviço de comparação de preços.

Com grande parte das receitas da Google a serem baseadas nos anúncios, como os que são apresentados aos consumidores quando fazem uma pesquisa, a Comissão Europeia entendeu há três anos que a empresa estava a tentar fortalecer a posição dominante neste mercado, ao colocar sistematicamente em destaque os seus próprios serviços de comparação de preços, reduzindo a visibilidade das concorrentes nas suas páginas de resultados de pesquisa.

De acordo com o executivo da UE, mesmo os rivais mais bem posicionados apareciam, em média, na página quatro do motor de busca.

A Comissão impôs a multa à Google na sequência de uma investigação lançada em 2010 pelo espanhol Joaquin Almunia, então comissário da Concorrência, na sequência de queixas de serviços rivais, como o norte-americano TripAdvisor ou o sistema de comparação de preços francês Twenga.

A Google recorreu contra a sanção, alegando que é "incorreta" jurídica, económica e factualmente.

A empresa defendeu que os anúncios do 'Google Shopping' "sempre ajudaram as pessoas a encontrar rápida e facilmente os produtos que procuram e ajudaram os comerciantes a encontrar potenciais clientes".

A decisão de hoje é considerado um teste importante para a comissária europeia com a pasta da Concorrência, Margrethe Vestager, que no ano passado sofreu uma derrota na Justiça europeia, com o tribunal a anular a multa de 13 mil milhões de euros imposta pela Comissão à Apple, por alegados benefícios fiscais ilegais na Irlanda.

Se o tribunal sediado no Luxemburgo validar hoje a multa contra a Google, Vestager poderá abrir novos procedimentos contra a 'gigante' tecnológica por queixas semelhantes, tal como a comissária disse à Lusa, no ano passado.

A decisão do Tribunal da UE, com sede no Luxemburgo, deverá ser conhecida às 11:00, hora local (10:00 em Lisboa). O Tribunal poderá anular, validar ou reduzir o montante da multa aplicada pela Comissão em junho de 2017, então um valor recorde.

No total, Bruxelas aplicou até agora três multas ao Google por abuso de posição dominante: em junho de 2017 (2,42 mil milhões de euros), em julho de 2018 (4,34 mil milhões de euros) e em março de 2019 (1,49 mil milhões de euros).

O tribunal geral da UE, composto por pelo menos dois juízes por cada Estado-membro, é uma das duas jurisdições do Tribunal de Justiça da UE, cuja sede é no Luxemburgo.

Leia Também: Novo rumor aponta telemóvel dobrável da Google para 2022

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório