Um legislador da Nova Zelândia, de nome Shane Reti, enviou uma carta ao fundador e CEO da SpaceX, Elon Musk, onde pediu ajuda para restaurar a ligação à Internet das ilhas de Tonga com a rede de satélites Starlink.
O apelo de Reti deve-se ao facto de erupção do vulcão ter cortado o único cabo que liga estas ilhas à Internet, o que numa altura em que os familiares e amigos estão preocupados com o bem-estar dos habitantes, é visto como uma emergência.
“O não de Elon Musk está garantido, pelo que se não perguntares não consegues saber. Depois de me ter sido dito numa chamada na segunda-feira que o cabo de telecomunicações para Tonga não estava operacional, enviei imediatamente uma carta ao Elon para ver se podia contribuir com a rede Starlink para esta emergência”, pode ler-se no ‘tweet’ partilhado por Reti, que mostra ainda a carta enviada ao empresário que (até à publicação desta peça) ainda não respondeu publicamente.
Dado que as reparações do cabo de telecomunicações terão lugar nas próximas semanas, ainda levará algum tempo até os habitantes destas ilhas voltarem a contar com ligação à Internet. Desta forma, a ajuda de Elon Musk é vista como valiosa para restabelecer a rapidez das comunicações.
I guess Elon Musk can only say no and if you don't ask you don't know. After the Minister told me in a phone call on Monday that the telecommunications cable to Tonga was down I immediately sent a letter to Elon to see if he would contribute Starlink to the emergency pic.twitter.com/Upg9WijWrq
— Dr Shane Reti (@DrShaneRetiMP) January 21, 2022
Leia Também: Astronautas captam fotografias de cinzas do vulcão Tonga na atmosfera