A Microsoft, a GNR e o Consórcio do Centro Internet Segura anunciaram uma iniciativa conjunta que visa marcar o mês da Internet Segura, iniciativa esta que passará por várias ações de sensibilização recorrendo ao jogo ‘Minecraft’.
É através destas ações que a iniciativa pretende aprofundar temas como desinformação, segurança digital, ‘cyberbullying’ e proteção e partilha de dados pela Internet. A Microsoft classifica esta iniciativa como sendo de “extrema importância” dado que se tem verificado um aumento de quebras de segurança e roubos de identidade.
“Alertar, sensibilizar e formar a nossa comunidade escolar é fundamental porque é através da formação, da correta utilização da tecnologia e da aplicação de boas práticas que se minimizam, ou mesmo evitam, muitos dos perigos identificados”, afirma o diretor executivo do Setor Público da Microsoft Portugal, Eduardo Antunes.
Estas ações de formação serão gratuitas e administradas por voluntários da Microsoft e da GNR e serão feitas nas escolas do ensino básico e secundário que se mostrarem interessadas. Nesse caso, as escolas devem enviar um e-mail diretamente para a Microsoft através do endereço sessoesSIDPT@microsoft.com.
“Face à persistente conjetura pandémica, a utilização das tecnologias no meio escolar foi determinante para permitir dar continuidade ao ensino não presencial, e é neste enquadramento especial que a GNR tem apostado grande parte das suas ações de prevenção e sensibilização”, afirmou em comunicado a Major Mafalda Almeida da GNR.
Leia Também: Líder da Microsoft diz que estamos a ter um "renascimento do PC"