Instalações portuárias em três países europeus alvo de ataque informático

Instalações portuárias em pelo menos três países europeus -- Alemanha, Bélgica e Países Baixos -- foram alvo de um ataque informático, levando as autoridades locais a abrir inquéritos para investigar os casos.

Notícia

© Arterra/Universal Images Group via Getty Images

Lusa
03/02/2022 13:42 ‧ 03/02/2022 por Lusa

Tech

ciberataque

Especialistas em ciberataques acreditam que o ataque visava terminais petrolíferos, obrigando à interrupção de distribuição de materiais energéticos em vários portos europeus relevantes.

A Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol) já anunciou que ofereceu o seu apoio às autoridades nacionais para analisar o ataque informático, depois de os respetivos departamentos de Justiça terem anunciado o início de investigações policiais.

De acordo com o jornal diário belga De Morgen, pelo menos seis terminais petrolíferos foram alvo de ataques informáticos nos Países Baixos e na Bélgica, nas últimas 24 horas.

De acordo com as fontes citadas pelo jornal, o ciberataque afetou instalações dos operadores petrolíferos Evos (com sede em Terneuzen, nos Países Baixos), Oiltanking e Sea-Tank, filial do grupo Sea-invest com sede em Ghent (Bélgica).

Na Bélgica, os portos de Ghent e Antuérpia sofreram interrupções nas suas atividades.

A corretora de navios Riverlake, com sede em Roterdão (o principal porto de carga da Europa à frente de Antuérpia e Hamburgo) informou que o ataque informático impediu o descarregamento de vários petroleiros.

"Houve um ataque cibernético em vários terminais, alguns dos quais viram os seus serviços interrompidos. O 'software' foi pirateado e não podem descarregar os navios. Basicamente, o seu sistema operacional está inativo", disse um responsável da empresa holandesa.

Na Bélgica, o Ministério Público de Antuérpia atribuiu a investigação a um departamento da Polícia Federal especializada em crimes cibernéticos e na Alemanha o departamento de Justiça está a considerar este caso como um ataque de ciberterrorismo.

Leia Também: Restabelecido acesso ao site do parlamento após alegado ataque

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas