A Google anunciou na página de Twitter dedicada à divisão da empresa na Europa que bloqueará os canais de YouTube dos dois maiores órgãos de comunicação estatais da Rússia - a RT e a Sputnik.
“Devido à atual guerra na Ucrânia, vamos bloquear os canais de YouTube ligados à RT e à Sputnik em toda a Europa com efeitos imediatos”, pode ler-se na publicação da empresa. “As nossas equipas continuam a estar atentas à situação para agirem rapidamente”.
A decisão da Google surge pouco depois de a Meta ter feito o mesmo no Facebook e no Instagram, bloqueando efetivamente a RT e a Sputnik nas redes sociais europeias. O objetivo desta medida da Meta e da Google é combater a ‘máquina’ de propaganda russa, da qual as duas publicações fazem parte.
Due to the ongoing war in Ukraine, we’re blocking YouTube channels connected to RT and Sputnik across Europe, effective immediately. It’ll take time for our systems to fully ramp up. Our teams continue to monitor the situation around the clock to take swift action.
— Google Europe (@googleeurope) March 1, 2022
Este anúncio chega depois de a Disney, Netflix e Warner Bros. terem tomado medidas similares.
Leia Também: Dona do Facebook e do Instagram restringe acesso a RT e Sputnik