Grupo 'Anonymous' diz ter desativado a agência espacial russa

Esta notícia surge alguns dias depois de o grupo de hackers ter dado conta da violação bem-sucedida de mais de 300 websites russos.

Notícia

© Twitter/RedAnons Albania

Ema Gil Pires
02/03/2022 23:20 ‧ 02/03/2022 por Ema Gil Pires

Tech

Anonymous

O famoso grupo de 'hackers' Anonymous afirmou, esta quarta-feira, ter desativado a agência espacial russa. Em causa está uma medida que, de acordo com os ciberatacantes, pretende fazer com que Vladimir Putin, presidente russo, deixe de ter "controlo sobre satélites espiões", num momento em que o seu exército leva a cabo uma invasão sobre a Ucrânia.

O 'NB65', afiliado dos grupo, partilhou na rede social Twitter uma publicação onde é apresentada uma imagem do que dizem ser informações do servidor da Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos).

O Anonymous revela, deste modo, ter descarregado e eliminado ficheiros confidenciais relacionados com a imagem de satélite da agência espacial e com o Sistema de Monitorização de Veículos.

Porém, o chefe da Roscosmos negou a alegação, tendo ainda chamado "vigaristas mesquinhos" aos membros do grupo de 'hackers'. 

"A informação destes golpistas e pequenos vigaristas não é verdadeira", avançou no Twitter o diretor-geral da entidade, Dmitry Rogozin. "Todos os nossos centros de controlo de atividade espacial estão a funcionar normalmente", acrescentou.

O mesmo representante apontou que a Rússia trataria qualquer ciberataque aos seus satélites como se tratando de uma justificação para a guerra.

Esta notícia surge alguns dias depois do Anonymous ter dado conta da violação bem-sucedida de mais de 300 websites russos.

Leia Também: É "muito improvável" que o novo rover de Marte seja lançado em 2022

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas