Facebook e Instagram removeram vídeo falso com presidente da Ucrânia

Este tipo de vídeos manipulados estão banidos das redes sociais desde 2020.

Notícia

© Getty Images

Miguel Dias
17/03/2022 11:08 ‧ 17/03/2022 por Miguel Dias

Tech

Ucrânia/Rússia

A empresa responsável pelo Facebook e pelo Instagram, a Meta, anunciou que removeu das duas plataformas um vídeo manipulado que mostrava o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a pedir aos ucranianos para desistirem de lutar contra a Rússia.

O vídeo manipulado (conhecido como ‘deepfake’) foi transmitido através do site de notícias ucraniano TV24 depois de um alegado ataque informático, tendo sido entretanto removido e refutado pelo próprio Zelensky.

“As nossas equipas identificaram e removeram um vídeo ‘deepfake’ que dizia mostrar o presidente Zelensky a fazer uma declaração que nunca fez. Apareceu num site alegadamente comprometido e começou a ser exibido por toda a Internet”, confirmou o responsável pela política de segurança da Meta, Nathaniel Gleicher.

Recordar que este tipo de vídeos manipulados foram banidos pela empresa liderada por Mark Zuckerberg em 2020, com a tecnológica a remover todos e quaisquer vídeos que tenham sido criados por via de Inteligência Artificial para alterar mensagens com o intuito de enganar os internautas.

Leia Também: Rússia terá a sua própria versão do Instagram

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas