A Spotify Technology SA, a empresa que detêm o streaming de música Spotify informou, esta sexta-feira, que vai suspender o seu serviço na Rússia, tendo em conta a nova lei que regula os media no país.
A plataforma já tinha fechado o seu escritório na Rússia indefinidamente no início deste mês, tendo dito na altura que o fazia devido ao "ataque não provocado de Moscovo à Ucrânia".
Entretanto, a Rússia tornou ilegal relatar qualquer evento que possa desacreditar os militares russos, algo que segundo o Spotify vai contra o princípio da liberdade de expressão.
Num comunicado da empresa citado pela agência Reuters, o Spotify garante que "continua a acreditar que é extremamente importante tentar manter o serviço operacional na Rússia para fornecer notícias e informações confiáveis e independentes da região". No entanto, “infelizmente, esta legislação recentemente promulgada restringe ainda mais o acesso à informação, eliminando a liberdade de expressão e criminalizando certos tipos de notícias".
Segundo a empresa, esta lei "coloca em risco a segurança dos funcionários do Spotify e até mesmo os nossos ouvintes” e por isso vão abandonar o pais.
Leia Também: Spotify fecha escritório na Rússia como resposta à invasão da Ucrânia