NASA tornou-se o multibanco de multimilionários, acusa Bernie Sanders
O senador dos EUA acredita que a exploração deve servir para beneficiar toda a humanidade e não para tornar Elon Musk e Jeff Bezos ainda mais ricos.
© Reuters
Tech EUA
O ex-candidato presidencial dos EUA e senador Bernie Sanders escreveu um artigo de opinião no The Guardian onde tem Elon Musk e Jeff Bezos como alvos, nomeadamente as respetivas empresas privadas SpaceX e Blue Origin.
“Estou preocupado que a NASA se tenha tornado uma máquina ATM para alimentar a corrida espacial não entre os EUA e outros países, mas entre dois dos homens mais ricos dos EUA - Elon Musk e Jeff Bezos - que, combinados, valem mais de 450 mil milhões de dólares”, escreveu Sanders.
Sanders está preocupado que atualmente a NASA sirva apenas para financiar as operações espaciais privadas das empresas geridas por Musk e Bezos, que desfrutam de contratos lucrativos com a agência espacial norte-americana.
O senador dos EUA afirmou ainda que a “exploração espacial é muito entusiasmante” e tem o “potencial ilimitado para melhorar a vida no planeta Terra”, notando todavia que a atual economia espacial “consiste em empresas privadas usarem gratuitamente as instalações e tecnologias da NASA” enquanto há “70 milhões [de americanos] sem seguro e cerca de 600 mil americanos sem casa”.
“Quanto dermos o próximo grande passo no Espaço, que o façamos para beneficiar toda a humanidade e não tornar os multimilionários ainda mais ricos”, escreveu Sanders.
Leia Também: NASA escolhe SpaceX e Amazon para melhorar comunicações no Espaço
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com