Foi há 36 anos que se deu o maior desastre nuclear de que há memória com a explosão do reator 4 da central de Chernobyl, na região da Ucrânia dominada na altura pela União Soviética.
A explosão lançou para a atmosfera um total de 200 toneladas de material radioativo e acabou por matar milhares de pessoas, com os habitantes da cidade vizinha de Pripyat a terem sido evacuados para sua proteção.
Toda a história do desastre nuclear de Chernobyl acabou por ser adaptada para uma minissérie com o mesmo nome pela HBO. A série, lançada em 2019, conta com um total de cinco episódios e baseia-se sobretudo no livro ‘Voices from Chernobyl: The Oral History of a Nuclear Disaster’ de Svetlana Alexievich, que reúne uma série de relatos de habitantes de Pripyat.
A série de ‘Chernobyl’ acabou por ser uma das grandes sensações do ano em que foi lançada e serviu ainda para a HBO lançar um podcast com cada um dos episódios. Este podcast permitiu ao criador da série, Craig Mazin, falar sobre os vários aspetos que foram adicionados, assim como pormenores históricos de forma a informar melhor os espetadores sobre o desastre nuclear.
‘Chernobyl’ ainda pode ser encontrado no HBO Max e continua a assumir-se como uma série a considerar por todos os interessados em saber mais sobre o desastre nuclear.
Leia Também: HBO somou três milhões de membros no início de 2022