Oftalmologistas revelam que o uso excessivo de smarphones pode provocar danos permanentes na visão.
O uso excessivo dos dispositivos eletrónicos mais recentes no mercado pode prejudicar a visão a longo prazo.
Os smartphones e dispositivos eletrónicos podem colocar em risco a visão a longo prazo, revelam oftalmologistas britânicos, segundo a BBC. No entanto, não são apenas os dispositivos móveis, os computadores, tablets e TV’s são também prejudiciais.
“A luz azul violeta do visor dos smartphones é potencialmente perigosa e tóxica à parte de trás dos olhos”, disse o oftalmologista, Andy Hepworth. “Por isso, uma longa exposição pode, potencialmente, causar danos aos olhos”, adianta. Podendo mesmo levar-nos à cegueira ou a perda parcial da visão.
“É a combinação de não piscar o suficiente e colocar o dispositivo muito perto da cara, isso força a vista”, revela Andy. O estudo britânico contou com dois mil participantes e verificou que pessoas com menos de 25 anos olham, constantemente, em média, 32 vezes, os seus telemóveis.
Alana Chinery, jovem de 18 anos que não larga o seu smartphone explica “percebi que a minha visão está pior depois de largos períodos a olhar para os visores do telemóvel e do computador. Estou a ter mais dores de cabeça”.