A robô Bellabot é a mais recente adição robótica para o mercado nacional da Beltrão Coelho, informa em comunicado a empresa portuguesa dedicada à inovação tecnológica no contexto empresarial.
O robô possui uma capacidade de interação avançada, o que significa que responde a comandos de voz do utilizador, recorrendo para isso a algoritmos de inteligência artificial.
"O seu design foi especialmente pensado para se adaptar de forma mais otimizada possível à sua função", pode ler-se.
Desde a sua altura - ideal para realizar o serviço à mesa, facilitando a colocação dos pratos e o acesso ao ecrã - à estética do seu design, esguio o suficiente para se deslocar entre obstáculos, e ainda assim com capacidade suficiente para incorporar 10 plataformas.
O equipamento está equipado com sensores 3D, pelo que tem a capacidade de parar em qualquer ângulo, afastar-se e mudar a rota rapidamente, assim que encontra obstáculos, através de uma frequência de deteção de barreiras até 5400 vezes por minuto, o que lhe permite travar com um tempo de resposta tão curto quanto 0,5 segundos, revela a mesma nota.
A Bellabot possui também indicadores de luz que tornam a interação com o utilizador ainda mais simples e clara. Exemplo disso são as bandejas, cuja luz acende e apaga consoante o prato que está a ser entregue.
O robô também demonstra a sua "empatia", reagindo ao toque do utilizador através de efeitos de luz, que são acompanhados de respostas "cómicas" de dezenas de expressões faciais emotivas.
"Quanto à bateria, a Bellabot tem uma autonomia de 12 horas, no entanto, é possível adquirir uma bateria extra e facilmente substituir, pelo que um cenário de operações 24 horas por dia, sete dias por semana é facilmente alcançável para este equipamento".
Outra das características únicas da Bellabot é a introdução do programador PUDU, que permite o funcionamento de 20 Bellabots em simultâneo, ou seja, cada robô pode comunicar diretamente com qualquer outro robô na mesma rede, calcular e tomar decisões rapidamente.
“Na Beltrão Coelho estamos atentos ao que o mercado oferece e este é mais um exemplo desta nossa premissa. A Bellabot é um passo em frente no que toca à introdução natural da robótica em Portugal e nos negócios nacionais, sendo que o setor da restauração e hotelaria poderá fruir grandemente com este novo equipamento que a partir de hoje disponibilizamos”, sublinha Bruno Coelho, responsável pela secção de robótica da Beltrão Coelho.
Leia Também: Bruxelas insta WhatsApp a informar sobre políticas e termos na UE