A NASA anunciou que decidiu alterar os seus planos para trazer para a Terra as amostras recolhidas pelo rover Perseverance em Marte, indicando que o programa deverá agora contar com mais dois helicópteros além do Ingenuity - que já se encontra no ‘Planeta Vermelho’.
Como recorda o Engadget, o plano original da NASA consistia em enviar para Marte mais um rover que, depois de recolher as amostras obtidas pelo Perseverance, as levaria para um pequeno foguetão que seria lançado em direção à Terra. Todavia, a agência espacial norte-americana apercebeu-se que podia simplificar esta missão.
Ao invés de um rover, a NASA pretende lançar dois helicópteros com um design semelhante ao Ingenuity - o pequeno helicóptero que já completou quase 30 voos em Marte- e que poderiam levar as amostras do Perseverance para o foguetão.
“Chegámos a esta decisão com base em novos estudos e conquistas recentes em Marte que nos permitiram considerar opções que, francamente, não estavam disponíveis há um ano”, admitiu um dos administradores da NASA, Thomas Zurbuchen.
Acredita-se que esta missão realizar-se-á na melhor das hipóteses no outono de 2027.
Leia Também: NASA pode ter encontrado solução para abrigar astronautas na Lua