O presidente russo Vladimir Putin anunciou esta quarta-feira, dia 21, uma mobilização militar parcial no país - o que fará com 300 mil reservistas tenham de se preparar para combater no conflito na Ucrânia.
O anúncio de Putin não parece ter sido bem recebido por alguns cidadãos russos que, a julgar pelas imagens que têm circulado pela Internet, parecem estar dispostos a abandonar a Rússia depois desta mobilização parcial. A reforçar esta ideia está o facto de o número de pesquisas de “como sair da Rússia” no Google também ter sido alvo de um interesse fora do normal. Recordar que a Google é o segundo motor de busca mais utilizado na Rússia, atrás da alternativa russa Yandex.
Como conta o Business Insider, o aumento do número deste tipo de pesquisas terá tido lugar na noite de terça-feira, dia 20, e reportado pelo canal de Mozhem Obyasnit na app Telegram.
Notar que, antes do anúncio de Putin, os legisladores russos já mostravam movimentações que apontavam para uma mobilização militar parcial - o que terá contribuído para estas pesquisas dos internautas russos.
Leia Também: Turquia condena referendos russos de anexação na Ucrânia