Foi identificada e desativada uma extensa rede de contas falsas no Facebook, que espalhava propaganda russa sobre a invasão à Ucrânia em toda a Europa Ocidental, segundo a Associated Press.
De acordo com a Meta, empresa que detém o Facebook e o Instagram, foram criados mais de 60 sites falsos que se faziam passar por meios de comunicação legítimos, como o The Guardian, e nos quais eram divulgados pontos de discussão russos sobre a Ucrânia.
Além disso, mais de 1.600 contas no Facebook foram usadas para espalhar propaganda russa para públicos na Alemanha, Itália, França, Reino Unido e Ucrânia.
A Meta diz que esta foi a maior e mais complexa rede ligada à Rússia que a empresa identificou desde o início da invasão.
“Esta é provavelmente a maior e mais complexa operação de origem russa que interrompemos desde o início da guerra na Ucrânia”, disse David Agranovich, diretor do Departamento de Interrupção de Ameaças.
Recorde-se que já esta terça-feira a Meta tinha anunciado o desmantelamento de uma rede de contas falsas com origem na China que criava memes e publicações sobre temas sensíveis com o objetivo de serem exibidos nos EUA.
Leia Também: Atenção ao WhatsApp. Versões antigas têm vulnerabilidade de segurança