No final de setembro, de acordo com informação reportada à Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), "o número de estações base instaladas no território nacional com tecnologia 5G ascendia a 4.317 estações, distribuídas por 271 concelhos (88% dos concelhos do país) e por 1.191 freguesias (39% das freguesias no país)".
Relativamente aos dados do segundo trimestre, a Anacom detalha a evolução registada na cobertura do 5G no país.
Além do crescimento do número de estações de base 5G, "o número de concelhos em que existem estações 5G cresceu 37%", na mesma proporção no que respeita às freguesias.
Nas freguesias de baixa densidade, o aumento das estações 5G foi de 86% e nas freguesias das regiões autónomas o crescimento foi de 264%, no período em análise.
De acordo com a Anacom, "a NOS mantém-se como o operador que, até ao final do terceiro trimestre de 2022, instalou mais estações de base, sendo seguida pela Vodafone e pela Meo [Altice Portugal]".
Contudo, "no que respeita à variação do número de estações instaladas face ao trimestre anterior, esta foi pequena no caso da NOS (apenas 2%) e, no caso da Vodafone e da Meo, situou-se em 200% e 65%, respetivamente".
Leia Também: Macau atribui licenças 5G à CTM e China Telecom