As empresas de tecnologia perderam cerca de 120 mil funcionários este ano, de acordo com um balanço divulgado pela TradingPlatforms.com, esta terça-feira, numa altura em que o setor parece atravessar uma onda de despedimentos.
"Depois de anos de lucros crescentes e de um sucesso aparentemente sem fim, as gigantes de tecnologia estão a ser forçadas a tomar medidas severas de corte de custos este ano. A inflação e as taxas de juros altas reduziram os gastos dos consumidores e das empresas, o que causou elevadas perdas de receitas mesmo para os maiores 'players' do mercado", diz a empresa, em comunicado enviado às redações.
Na semana passada, recorde-se, a Meta, dona do Facebook e Instagram, anunciou que vai despedir mais de 11.000 funcionários. O anúncio foi feito por Mark Zuckerberg, numa carta entretanto tornada pública. Estas demissões representam 13% da equipa.
Já na segunda-feira, foi divulgado que a Amazon prepara-se para seguir os passos de outras tecnológicas e avançar com o despedimento de cerca de 10.000 pessoas. De acordo com a notícia avançada pelo New York Times, o despedimento coletivo deverá ocorrer a partir desta semana.
Também no início do mês, o Twitter anunciou que iria começar a demitir funcionários, uma semana depois de ter sido adquirida pelo empresário Elon Musk.
Leia Também: Receitas da Vodafone Portugal sobem 6,2% no primeiro semestre fiscal