Robôs e futebol conectados? Vai acontecer e é já a partir desta sexta-feira, 18 de novembro, no Thinking Football Summit, que decorre na Super Bock Arena, no Porto.
O evento, organizado pela Liga Portugal para debater a indústria do futebol profissional, vai contar com uma parceria com a empresa portuguesa Beltrão Coelho, que levará a robótica à Super Bock Arena, com alguns robôs de serviço a entreter os visitantes.
Segundo um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, Cruzr, robô de serviço capaz de detetar rostos e, assim, iniciar a interação com o humano, "respondendo a perguntas, dançando, entre outras atividades", irá dar as boas-vindas aos participantes.
Além disso, este robô irá também "dançar ao som do hino oficial" da Liga Portugal, ‘Não Pára’, dos Bateu Matou, e terá um "quiz com perguntas para os participantes mais fanáticos". Será ainda possível tirar selfies com o Cruzr.
Já a Bellabot, "robô desenhado especificamente para servir a indústria da hotelaria e restauração", trará uma nova "experiência automatizada à zona VIP do evento, servindo canapés aos participantes do certame".
A Beltrão Coelho, empresa portuguesa dedicada à inovação tecnológica no contexto empresarial, iniciou o percurso na robótica em 2018, tendo começado a trazer para Portugal diferentes robôs de serviço.
"A interação do ser humano com robôs promove uma ação diferenciadora com o utilizador, trazendo para os eventos experiências únicas e memoráveis. O Thinking Footbal Summit tem como objetivo repensar o futuro do futebol profissional e a robótica não pode, por isso, ficar de fora", explica Bruno Coelho, responsável pela divisão de robótica da Beltrão Coelho, citado na mesma nota.
O Thinking Football Summit 2022 decorre entre 18 e 20 de novembro e os bilhetes podem ser adquiridos online.
Leia Também: Curry Cabral realizou 1.ª correção de vias biliares por cirurgia robótica