Um problema informático no sistema da Administração Federal da Aviação dos EUA obrigou à suspensão de todos os voos no território norte-americano. A agência pública já adiantou que está a tratar de restaurar o sistema.
A Administração Federal da Aviação notou que a falha estava no sistema Notice to Air Missions (NOTAM) - o qual é utilizado para transmitir informação relevante entre pilotos e aeroportos.
"A Administração Federal da Aviação está a trabalhar para restaurar o sistema Notice to Air Missions. Estamos agora a realizar as últimas verificações de validação e a reiniciar o sistema", pode ler-se no 'tweet' partilhado pela agência pública, que adianta que as operações no território norte-americano "serão afetadas".
A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse, através de uma publicação na rede social Twitter, que, neste momento, não há "qualquer sinal" de que a suspensão esteja ligada a um ciberataque.
"O Presidente foi informado pelo Departamento de Transporte sobre a interrupção que afeta os sistemas da FAA. Não há indicação de um ciberataque neste momento, mas o Presidente instruiu o Departamento de Transporte a conduzir uma investigação", sublinhou.
É de esperar que a situação esteja resolvida nas próximas horas.
Leia Também: Twitter. 'Hackers' partilharam credenciais de 200 milhões de pessoas
[Notícia atualizada]
The FAA is working to restore its Notice to Air Missions System. We are performing final validation checks and reloading the system now.
— The FAA ️ (@FAANews) January 11, 2023
Operations across the National Airspace System are affected.
We will provide frequent updates as we make progress.