Google desvenda Bard, o novo rival do ChatGPT

A Google lançou esta segunda-feira uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) denominada Bard, que parece ser uma resposta ao ChatGPT, da concorrente Microsoft e que alcançou uma grande popularidade em pouco mais de dois meses de existência.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
07/02/2023 07:19 ‧ 07/02/2023 por Lusa

Tech

Inteligência Artificial

Numa publicação divulgada no blogue corporativo e assinada pelo CEO da Google e da Alphabet, Sundar Pichai, é explicado que o Bard foi testado até agora com pessoas de confiança, antes de ser aberto ao público em geral "nas próximas semanas".

Sem dar detalhes, a Google refere que o Bard tira as suas informações da Internet "para fornecer respostas novas e de alta qualidade", lembrando que estas podem ser usadas para fins criativos, mas também puramente informativos.

A gigante da tecnologia dá, de resto, alguns exemplo, realçando que o Bard funcionará para que uma criança de nove anos perceba o supertelescópio James Webb ou para saber mais sobre os maiores avançados do futebol atual.

Outros usos do 'chat' do Bard podem ser, segundo a nota de Pichai, planear um "chá do bebé" (festa de pré-nascimento), comparar dois filmes indicados aos Óscares ou elaborar uma ementa de acordo com a comida disponível num frigorífico.

A primeira versão do Bard será limitada, para se adaptar a computadores com menos capacidade, enquanto a Google consegue aumentar o "feedback" [informações de retorno] que lhe permitirá alcançar novos tipos de utilizadores.

Este processo gradual fará com que o Bard ganhe velocidade e qualidade, salienta a nota do CEO.

Em nenhum momento da publicação no blogue a concorrência é mencionada, mas analistas destacaram que esta nova ferramenta da IA da Google é claramente a resposta da gigante da tecnologia à sua grande concorrente, a Microsoft.

O ChatGPT cresceu em popularidade e versatilidade, mas também estão a ser discutidos os seus limites éticos para fins educacionais em escolas e universidades.

Leia Também: ChatGPT. Uma das responsáveis reconhece que IA pode ser perigosa

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas