Desvendada nova (e mais poderosa) versão da ChatGPT

A OpenAI considera que esta versão é mais criativa e capaz do que as versões anteriores, mas continua a considerá-la limitada em alguns parâmetros.

Notícia

© Shutterstock

Miguel Dias
15/03/2023 08:41 ‧ 15/03/2023 por Miguel Dias

Tech

Inteligência Artificial

Foi na reta final de 2022 que a OpenAI deu a conhecer ao mundo a ChatGPT, uma ferramenta de texto alimentada por Inteligência Artificial (IA) e que surpreendeu praticamente todos os que a experimentaram.

Agora, a empresa de IA quer voltar a surpreender e desvendou a GPT-4, uma nova geração que pretende continuar a ultrapassar os limites do que é possível fazer nesta área. A OpenAI refere que a GPT-4 consegue ler, analisar e gerar textos com até 25 mil palavras e escrever código em todas as grandes linguagens de programação.

Como refere a CNN, a OpenAI está confiante que a GPT-4 exibe “um desempenho ao nível humano em várias áreas profissionais e académicas” e que levou a Microsoft a integrar esta versão no motor de busca Bing.

“Estamos felizes por confirmar que o novo Bing tem a GPT-4, o qual personalizámos para pesquisas. Se usaste a nova ‘preview’ do Bing nas últimas cinco semanas, já desfrutamos de uma versão inicial deste modelo poderoso”, pode ler-se na publicação de blogue da Microsoft.

Apesar de satisfeitos com esta versão da sua IA, a OpenAI considera que a GPT-4 ainda tem falhas. “Ainda tem falhas, ainda é limitada e é mais impressionante à primeira vista do que se passares mais tempo com ela”, adiantou o CEO da OpenAI, Sam Altman, através do Twitter. “É mais criativa do que modelos anteriores, alucina muito menos e é menos parcial”.

Leia Também: ChatGPT pode estar a caminho dos carros da General Motors

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas