Já estão a circular há algumas semanas rumores de que a Microsoft se encontra a desenvolver uma nova versão do Windows e, de acordo com recentes informações, parece que a segurança e a Inteligência Artificial estão entre os focos da empresa para a nova versão do sistema operativo.
A informação, adiantada pelo site Windows Central, indica que a iniciativa é conhecida internamente como CorePC e permitirá ao novo Windows adaptar-se melhor a computadores com diferentes especificações técnicas. Desta forma, estaria garantida a compatibilidade com apps mais antigas.
Além disso, esta nova versão do Windows estará dividida em múltiplas secções, o que tornaria mais difícil que todo o sistema fosse infetado por software malicioso. Ao mesmo tempo, as atualizações seriam mais rápidas e menos intrusivas.
Tendo em conta a aposta da Microsoft na OpenAI (a empresa responsável pela ferramenta ChatGPT) é altamente provável que a Inteligência Artificial (IA) seja uma parte nuclear do novo sistema operativo, nomeadamente para analisar o conteúdo do ecrã e providenciar contexto relevante.
Ainda não se sabe quando é que a Microsoft planeia lançar a próxima geração do Windows, mas é provável que tenhamos novidades já no próximo ano de 2024.
Leia Também: Steam vai abandonar versões antigas do Windows