Rússia multa Wikipédia por não apagar entrada sobre música "extremista"

A fundação que gere a enciclopédia digital terá de pagar mais de 9 mil euros ao estado russo.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
06/04/2023 17:12 ‧ 06/04/2023 por Notícias ao Minuto

Tech

Rússia

A justiça russa decidiu esta quinta-feira multar a fundação dona da Wikipédia, a enciclopédia digital que recebe centenas de milhões de visitas diariamente, por considerar que a empresa não fez esforços para apagar um conteúdo considerado "extremista" pelas autoridades do país.

O conteúdo em causa é uma música de um grupo de rock alternativo russo, os Psychea.

A multa imposta à Fundação Wikimedia, que detém o site, é superior a 9 mil euros, avança a Sky News, citando agências de notícias estatais russas. No total, a empresa já foi forçada a pagar mais de 100 mil euros à justiça russa.

O caso é o mais recente episódio de opressão por parte da propaganda do Kremlin, que tem trabalhado para limitar a exposição e divulgação de quaisquer conteúdos contra a guerra ou contra o regime.

A Wikipédia permanece como uma das poucas fontes de informação que faz fact-checking às informações provenientes da Rússia, para desalento do Kremlin. E, ao contrário de outras plataformas, como o Twitter ou o Facebook, continua acessível no país.

Desde o início da guerra que as autoridades russas passaram a amordaçar completamente a imprensa no país, suspendendo jornalistas e encerrando publicações, rádios e sites que não se mantivessem em linha com a propaganda referente à guerra na Ucrânia.

A Fundação Wikimedia não comentou a multa, mas antes já tinha dito que mais penas eram esperadas dado o número de artigos sobre a invasão russa.

Na terça-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, já tinha defendido uma multa à dona da Wikipédia, considerando que o site tem "muitas inverdades, muitos erros históricos e factuais" sobre a guerra.

Leia Também: Google baniu uma das mais populares apps chinesas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas