Japão pede e Brasil encerra dezenas de sites pirata com animação japonesa

As autoridades japonesas pediram ao Brasil o fecho de 36 páginas da Internet que operam naquele país e que contêm conteúdo pirata de 'animé' (desenhos animados), segundo publicou hoje o jornal japonês Nikkei.

Notícia

© Netflix

Lusa
20/04/2023 16:07 ‧ 20/04/2023 por Lusa

Tech

Anime

A polícia brasileira investigou as páginas denunciadas pelo Japão e realizou o seu encerramento, segundo o mesmo meio de comunicação japonês, que assinala ser esta a primeira vez que uma medida deste tipo é tomada no mercado brasileiro a pedido do Japão.

Tóquio vem apontando que nos últimos anos houve uma expansão do conteúdo pirata de 'mangás' (banda desenhada) e 'animés' pelo mundo, e que essa tendência aumentou rapidamente no caso da América Latina.

Segundo estimativas compiladas pelo jornal Nikkei, a distribuição deste tipo de conteúdos no Brasil desrespeitava direitos de propriedade intelectual no valor de 200 mil milhões de ienes (1,353 milhões de euros).

Segundo a Japan Anime Association, esta atividade da indústria cultural gerou 2,74 biliões de ienes (18.540 milhões de euros) em 2021.

Leia Também: Netflix "está satisfeita" com bloqueio a partilha de contas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas