As autoridades sul-coreanas usaram Inteligência Artificial (IA) para estimar o peso do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un.
"Parecia cansado, tinha olheiras durante a sua aparição pública de 16 de maio e pesava mais de 140 kg, de acordo com a análise da IA", disse aos jornalistas Yoo Sang-bum, membro do comité de Inteligência Parlamentar, após um encontro do Serviço Nacional de Inteligência.
A agência de espionagem da Coreia do Sul acredita por isso, segundo a Sky News, que o líder da Coreia do Norte sofre de um distúrbio "grave" do sono, de "insónias", e pode por isso cair num "ciclo vicioso" de dependência de álcool ou nicotina, ou mesmo de comida.
Apesar de revelar que usa Inteligência Artificial para ‘estudar’ Kim Jong Un, a Coreia do Sul mantém em segredo qual o software utilizado para isso.
Recorde-se que a saúde do líder da Coreia do Norte, assim como a idade – acredita-se que tenha 39 anos -, são considerados segredos de Estado. Kim Jong Un, líder hereditário de terceira geração, chegou ao poder depois do pai, Kim Jong II, ter morrido de ataque cardíaco em 2011.
Leia Também: Por que razão os sul-coreanos acordaram um ou dois anos mais jovens?