Adrian Kwiatkowski, o hacker de 23 anos que roubou duas músicas inéditas de Ed Sheeran e as vendeu na 'dark web', foi condenado ao pagamento de 100 mil libras (cerca de 117 mil euros).
Segundo a BBC, o jovem, natural de Ipswich, na Inglaterra, fez um negócio que envolveu a venda de duas músicas de Ed Sheeran e 12 do rapper Lil Uzi Vert em troca de criptomoedas.
O pagamento de 100 mil euros (metade dos quais em criptomoeda) acresce à pena de prisão a que Kwiatkowski foi condenado no passado, após se ter considerado culpado de 19 acusações, entre as quais violação de direitos de autor e posse de propriedade criminosa.
Segundo o Ministério Público de Inglaterra, o jovem teve acesso às músicas após ter ‘hackeado’ as contas digitais dos dois artistas e terá conseguido obter um lucro de 131 mil libras (153 mil euros).
No total, de acordo com o que decretou a justiça britânica, o ‘hacker’ terá de pagar 101.053 libras, na sequência de um processo instaurado pela Unidade de Crimes Intelectuais da Polícia (PIPCU) da Polícia da Cidade de Londres. Caso não proceda ao pagamento, incorre numa pena de mais 18 meses.
Leia Também: Cerca de 14% dos portugueses pagaram para aceder a conteúdos ilegais