Desde que foi introduzido no final do ano passado que o ChatGPT tem sido a grande sensação do mundo da tecnologia, revolucionando a forma como se olha para a Inteligência Artificial (IA) na medida que todos podem ter um contacto mais direto com as suas capacidades.
No entanto, serve notar que o ChatGPT da OpenAI não tem capacidades ilimitadas e, como nota o site BGR, tem até algumas coisas em que não conseguirá ajudar mesmo os utilizadores mais devotos.
Acontece que a ferramenta de IA não é 100% fiável, pelo que os utilizadores do ChatGPT devem sempre pedir por ‘links’ e referências que ajudem a comprovar que a informação providenciada é verdadeira. Outra limitação prende-se com a versão gratuita da ferramenta da OpenAI, que não consegue aceder a informações mais recentes do que setembro de 2021.
É importante também ter em conta que o ChatGPT não consegue prever o futuro, pelo que qualquer informação que exija em relação ao futuro não será providenciada mesmo com todos os dados a que a ferramenta tem acesso. Outra tipo de informação que o ChatGPT não será capaz de providenciar prende-se com dados pessoais de utilizadores ou dados protegidos por direitos de autor.
Por fim, algo em que o ChatGPT não o conseguirá ajudar é a cometer crimes. Haverá certamente formas de contornar este bloqueio criado pela OpenAI mas, à medida que a IA ficar mais avançada, será cada vez mais difícil fazê-lo.
Leia Também: ChatGPT com nota positiva numa dissertação sobre filosofia em França