A empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, a Meta, lançou esta quinta-feira, dia 6, uma nova rede social - de nome Threads. Mais do que apresentar uma plataforma digital diferente das suas outras propostas, o objetivo da Meta passa por rivalizar com o Twitter de Elon Musk que, nos últimos meses, não tem tido falta de polémicas.
“A nossa visão da Threads é pegar no que o Instagram faz melhor e expandir isso para texto, criando um espaço positivo e criativo para expressares as tuas ideias”, pode ler-se na publicação de blogue partilhada pela Meta esta quarta-feira, dia 5.
Ao entrar na Threads é fácil perceber as semelhanças com o Twitter, ainda que tenha um design mais inspirado pelo Instagram. Poderá seguir pessoas, ver as publicações que partilharem e curtir, comentar e partilhar.
Também há um ‘feed’ próprio, o qual mistura não só conteúdo de pessoas que segue como também conteúdo (partilhado por pessoas que não segue) recomendado pelo algoritmo da plataforma.
A grande diferença entre a Threads e o Twitter está na abordagem descentralizada da proposta da Meta. Mas o que significa isto? Significa que, tal como acontece com outras redes sociais com esta abordagem (como a Mastodon), os utilizadores da Threads podem mover o seu conteúdo e interagir com outros utilizadores em diferentes apps
AInda que este princípio de descentralização ainda não esteja presente, acredita-se que no futuro será possível ver publicações da Threads em outras redes sociais com estes mesmos princípios.
“Acreditamos que esta abordagem descentralizada, à semelhança dos protocolos que governam o e-mail e a própria web, desempenhará um papel importante no futuro das plataformas online”, escreveu a Meta.
Serve recordar que, neste momento, a Meta lançou a Threads em cem países - com a União Europeia a ficar de fora devido às normas de proteção de dados do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados. Teremos então de aguardar por notícias sobre o lançamento em territórios europeus.
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