Férias sem telemóvel? Três apps para fazer "desintoxicação tecnológica"
Seja por 30 minutos, duas horas ou dois dias, estas aplicações vão ajudá-lo a repensar sobre como deve usar o seu tempo livre.
© Getty Images/Clara Margais
Tech Aplicações
Embora possa parecer contraditório, existem aplicações que ajudam os seus utilizadores a fazer "uma desintoxicação digital".
O recurso a estas aplicações pode acontecer, por exemplo, nas férias, quando o objetivo é manter a mente longe de tudo aquilo que nos mantém agitados e stressados durante o resto do ano.
Estas aplicação ajudam, por exemplo, a controlar o tempo que está online e questionam se precisa mesmo de estar agarrado ao telemóvel, quando podia fazer outras coisas.
One Sec
Antes de abrir qualquer aplicação, respire fundo por um segundo e pense: precisa mesmo de entrar ali? Essa é a premissa da One Sec, aplicação que quer ajudar os internautas a reduzir o tempo que estão colados ao ecrã.
Quantos de nós já não abriram, por exemplo, o Instagram com o intuito de dar só uma vista de olhos e acaba por perder mais de 10 minutos a ver conteúdos, que muitas vezes nada nos dizem?
A ideia desta app é lançar um aviso sobre a importância de aceder àquela aplicação, levando a que muitos acabem por não abri-la, poupando o seu tempo em scrolls infinitos, sem qualquer objetivo.
Digital Detox
O uso do smartphone está relacionado com maiores taxas de depressão, ansiedade, dificuldades em dormir e até problemas musculares. O objetivo desta app é desafiá-lo a manter-se longe deste aparelho, seja por um período de duas horas ou dois dias.
"Bloqueia o ecrã. Acende a tua vida" é o mote desta aplicação que lhe permite escolher, durante o desafio, se quer ser informado quando recebe uma chamada ou não, por exemplo.
Forest
Forest é uma aplicação para Windows Phone que se apresenta como 'A melhor cura para o vício de telefone'. Ele oferece uma solução interessante para vencer a dependência no telefone, que consiste numa espécie de jogo.
Esta consiste em plantar uma semente e, durante os 30 minutos seguintes, não mexer no telemóvel, para permitir que a árvore cresça.
Se não resistir à tentação de usar o telefone durante este período de tempo, a arvore acaba por murchar.
Leia Também: WhatsApp acabou com uma das suas maiores limitações
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com