Combate ao cibercrime resulta em 14 detidos numa operação em África
Uma operação contra o cibercrime, efetuada hoje pela Interpol e Afripol em 25 países africanos, resultou em 14 detenções e identificação de redes responsáveis por perdas de mais de 40 milhões de dólares (36,7 milhões de euros).
© iStock
Tech Cibersegurança
No total, foram descobertas 20.674 redes suspeitas nesta segunda operação contra a cibercriminalidade em África, que teve início em abril e decorre há quatro meses, anunciou a Interpol em comunicado.
Os países participantes receberam 150 relatórios analíticos da agência internacional de polícia, fornecendo informações e dados sobre ameaças cibernéticas que visam países específicos para investigação.
Nos Camarões, uma denúncia da Costa do Marfim levou à detenção de três pessoas relacionadas com uma burla em linha que envolvia a venda fraudulenta de obras de arte no valor de 850 mil dólares (cerca de 780 mil euros).
Nas Maurícias, foram apanhadas duas "mulas" encarregadas de transportar dinheiro obtido em burlas organizadas a partir de plataformas de mensagens.
Para a Interpol, a iniciativa pôs em evidência a "forte correlação" entre a criminalidade financeira e a cibercriminalidade.
Leia Também: Casa Branca realiza cimeira sobre segurança informática nas escolas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com