Hoje é inaugurado o supercomputador português mais rápido de sempre
Chama-se Deucalion e é capaz de realizar 10 milhões de biliões de cálculos por segundo.
© Riken
Tech Deucalion
É esta quarta-feira, dia 6 de setembro, que será inaugurado o Deucalion, o supercomputador português mais rápido de sempre com capacidade para executar 10 milhões de biliões de cálculos por segundo.
Este supercomputador foi acolhido pela Universidade do Minho e resulta de uma colaboração entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a EuroHPC, representando um investimento de 20 milhões de euros. O Deucalion estará disponível para a comunidade académica e de investigação, assim como a empresas e administração pública com o intuito de “acelerar a produção de ciência e inovação de excelência em Portugal”.
A inauguração do Deucalion acontecerá esta quarta-feira às 14:30 (hora de Lisboa) na Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, no campus de Azurém em Guimarães. Além de intervenções do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, também contará com a presença do diretor executivo da EuropHC, Anders Dam Jensen, da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato e do próprio primeiro-ministro, António Costa.
“Dou as minhas calorosas boas-vindas ao Deucalion como a mais recente adição à nossa família, em expansão, de supercomputadores EuroHPC. O Deucalion é mais uma prova da dedicação da Europa à excelência tecnológica e à inovação em colaboração. A inauguração de hoje é um novo marco na nossa missão de fazer da Europa um líder mundial no domínio da computação de alto desempenho”, afirmou Jensen por via deste comunicado.
Já Elvira Fortunato aproveita para enaltecer que a “a Rede Nacional de Computação Avançada é crucial para apoiar a comunidade académica, científica e empresarial” com o intuito de levar a “novos avanços científicos e desenvolvimento de produtos inovadores”.
Mais ainda, a ministra considera que o Deucalion pode ter um impacto positivo em “áreas como a genómica, física, química, materiais, farmacêutica, energia, espaço, finanças e manufatura, atuando na otimização de processos e desenvolvimento de novos produtos”.
Leia Também: Está a caminho uma das maiores mudanças do WhatsApp
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com