O CEO da Microsoft, Satya Nadella, marcou presença no julgamento do processo U.S. v. Google, onde ofereceu algumas informações sobre o mercado dos motores de busca, assim como os acordos com a Apple - que teve de escolher entre o Bing e o Google.
De acordo com o site The Verge, Nadella afirmou que o acordo entre a Apple e a Google para usar o motor de busca Google no Safari foi ‘fatal’ para o Bing. Isto porque, de acordo com Nadella, o Bing poderia tornar-se muito melhor caso tivesse utilizadores suficientes a usá-lo.
Na verdade, diz Nadella que conseguir que a Apple decidisse ter o Bing nos respectivos produtos era tão importante que a Microsoft estava disposta a perder 15 mil milhões de dólares por ano, esconder o ‘branding’ do Bing em pesquisas feitas em dispositivos da Apple e também obedecer a quaisquer exigências de privacidade feitas pela ‘Empresa da Maçã’.
Ainda assim, a Apple decidiu escolher o motor de busca da Google para os seus dispositivos. Nadella refere que, caso a Apple decidisse escolher o Bing, a Google poderia usar anúncios nas suas apps para despromover o navegador Sagari e outros produtos da Apple
Nadella afirmou em tribunal que acredita que a Google pagou para ter o motor de busca usado em todas as plataformas e não deu espaço para a concorrência do Bing. No entanto, é notado ainda que a Microsoft, tendo o Windows como um dos sistemas operativos mais usados em todo o mundo, ainda não conseguiu dar as condições ao Bing para conseguir ser uma alternativa viável ao rival da Google.
Leia Também: Google anuncia que vai encerrar (mais) um dos seus produtos