Nokia processa Amazon e HP por violação de licenças de tecnologias vídeo

O conglomerado finlandês das telecomunicações Nokia anunciou na terça-feira que está a processar a Amazon em cinco jurisdições no mundo, EUA e Índia incluídos, por violação de licenças de tecnologias ligadas a vídeo.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
01/11/2023 12:02 ‧ 01/11/2023 por Lusa

Tech

Nokia

A empresa europeia acrescentou que também estava a processar a HP, ex-Hewlett-Packard, num tribunal nos EUA, igualmente por utilização de tecnologias vídeo suas sem autorização, conforme comunicado disponível no sítio do grupo.

Neste texto, o responsável pelas licenças do grupo, Arvin Patel, adiantou que a Nokia estava "em discussões com a Amazon e a HP desde há alguns anos".

As outras jurisdições em que está a processar a Amazon são na Alemanha, no Reino Unido e no Tribunal de Justiça da União Europeia.

Em causa está o serviço Prime Vídeo, da Amazon, assim como sobre aparelhos que, segundo a Nokia, infringem as suas licenças em vários aspetos, como difusão de conteúdos, recomendação de conteúdos e questões ligadas aos equipamentos, segundo o comunicado.

Para a Nokia há uma divisão entre os que investiram no desenvolvimento da tecnologia "e os que estão a beneficiar mais" de um mercado que a empresa finlandesa estima que possa alcançar os 300 mil milhões de dólares até 2028.

A Nokia adiantou que já chegou a acordo amigável sobre estas tecnologias com Apple, Samsung e outros fabricantes de aparelhos.

Leia Também: Nokia anuncia corte de 14 mil postos de trabalho após queda de lucros

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas