"A moral nunca esteve tão baixa". As (ferozes) críticas de um ex-Google

O resultado dos despedimentos que marcaram o ano 2023 na gigante tecnológica e também a uma falta de “liderança visionária” do CEO Sundar Pichai.

Notícia

© Reuters

Miguel Dias
24/11/2023 11:31 ‧ 24/11/2023 por Miguel Dias

Tech

Google

Um antigo trabalhador da Google de nome Ian Hickson partilhou uma publicação no seu blogue pessoal onde tece críticas à empresa, na qual esteve durante 18 dos 25 anos de existência da gigante tecnológica.

Hickson aproveita a publicação para refletir na sua passagem pela tecnológica de Mountain View, criticando a liderança e sobretudo o CEO Sundar Pichai.

“A transparência evaporou. Enquanto antigamente estava ansioso à espera de todas as reuniões da empresa para saber o que estava a acontecer, apercebi-me que era capaz de prever palavra por palavra as respostas dos executivos. Hoje, não conheço ninguém na Google que possa explicar qual é a visão da Google. A moral nunca esteve tão em baixo”, escreve Hickson.

O ex-Google nota que grande parte dos problemas se deve à “falta de liderança visionária do Sundar Pichai” e também à “falta de interesse em manter as normas culturais do começo” da empresa.

“As decisões deixaram de ser feitas em benefício dos utilizadores, passaram para ser do benefício da Google e agora para quem quer que tome a decisão”, nota Hickson.

Os despedimentos que tiveram lugar em 2024 - e que afetaram mais de 12 mil pessoas - também terão sido responsáveis por esta queda de moral entre os trabalhadores, levando-os até a tomarem menos riscos.

Leia Também: A Google está prestes a fazer uma alteração que ninguém queria

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas