A entrada em vigor em fevereiro das alterações à Lei 19-A/202 permite que as versões digitais de documentos como o Cartão do Cidadão e da Carta de Condução sejam válidas por via da app id.gov.pt - uma novidade útil caso não goste de sair de casa com uma carteira com estes documentos.
Caso pretenda aderir a esta ‘carteira digital’ é bom que tenha ativado a Chave Móvel Digital (CMD) de forma a conseguir adicionar estes documentos à app dedicada. Para tal, terá de instalar primeiro a app id.gov.pt (disponível em Android e iOS) e ativar a conta através da CMD - o que lhe permitirá carregar, guardar e partilhar dados dos seus cartões de identificação.
Serve notar, todavia, que as versões digitais dos documentos contidos na app id.gov.pt são apenas válidos em Portugal - pelo que não se poderá fazer valer deles em viagem.
Caso não tenha a CMD ativa, deverá fazê-lo facilmente por via do site Autenticação Gov (ou da app dedicada para Android e iOS) ou de um Instituto de Registos e Notariado ou o Espaços Cidadão.
Leia Também: Carta de condução e CC no telemóvel com mesmo valor de documento físico