Depois de ter estado em desenvolvimento durante cerca de uma década, o projeto que visava produzir um carro com condução autónoma foi cancelado pela Apple. Agora, a Bloomberg partilhou novas informações que nos permitem saber alguns detalhes sobre o projeto e como este era visto internamente.
A publicação refere que foi apresentado em 2020 um protótipo deste carro, o qual foi descrito como uma “uma carrinha branca arredondada, com tejadilho em vidro, portas deslizantes e pneus brancos criada para sentar confortavelmente quatro pessoas e inspirada na clássica carrinha da Volkswagen”.
A julgar por esta descrição, o carro da Apple parece inspirar-se na clássica Volkswagen Type 2 e que em Portugal ficou conhecida como ‘Pão de Forma’. Ora, diz a Bloomberg que é precisamente por este nome pelo qual o protótipo da Apple ficou conhecido internamente entre os trabalhadores da Apple.
As informações disponíveis indicam ainda que este veículo da Apple não tinha qualquer volante ou pedais, notando que caso fosse necessário tomar controlo manual, era possível contar por via de um comando de videojogos ou de uma app para iPhone.
Ao que parece, a Apple pretende lançar este carro autónomo em 2025 e que, no interior, os passageiros podiam encontrar uma “televisão gigante, um poderoso sistema de som” e janelas com cores personalizáveis.
Acredita-se que o projeto tenha sido abandonado devido à complexidade de desenvolver tecnologia de condução autónoma e, sem capacidade para implementar 100% de autonomia, é improvável que a empresa volte a desenvolver um veículo semelhante nos próximos anos.
Leia Também: Carro cancelado. Funcionários da Apple tinham nome (cruel) para o projeto