"Ameaça à integridade". 'Guerra' entre Apple e Epic Games sem fim à vista
A ‘rixa’ entre as duas empresas acaba de ter novos desenvolvimentos.
© Shutterstock
Tech Apple
Parece que a ‘guerra’ entre a Apple e a Epic Games vai continuar a ser uma das maiores ‘rixas’ do mundo da tecnologia. Isto porque a Apple decidiu encerrar a conta de ‘developer’ da Epic Games, o que vai impedir o lançamento de uma versão iOS da loja virtual Epic Games Store.
Estes desenvolvimentos foram revelados pela Epic Games numa publicação de blogue onde também é partilhada uma carta da Apple dirigida à empresa. A Epic Games refere que esta decisão da Apple foi tomada no mesmo dia em que o iOS 17.4 foi lançado, uma atualização criada para cumprir as regras da Lei dos Mercados Digitais e que a empresa esperava aproveitar para desenvolver a sua própria loja virtual.
No entanto, a Apple diz na referida carta que decidiu encerrar a conta da Epic Games enquanto developer por considerar que a empresa “não é confiável” e cujas atitudes podem constituir “uma ameaça à integridade da plataforma iOS, assim como à segurança e privacidade dos utilizadores”. A Epic Games diz, portanto, que esta decisão é “uma violação séria da Lei dos Mercados Digitais” que acaba de entrar em vigor no espaço da União Europeia.
Em resposta a esta publicação da Epic Games, a Apple recorda - em comunicado partilhado pelo site TechCrunch - que as “flagrantes violações contratuais” da empresa liderada por Tim Sweeney “levaram os tribunais a determinar que a Apple tem o direito de encerrar [as contas de developer] de todas e quaisquer subsidiárias, afiliadas e/ou outras entidades controladas pela Epic [Games] a qualquer altura e a critério exclusivo da Apple”.
A ‘Empresa da Maçã’ remete, tendo em conta o “comportamento passado e continuado da Epic Games”, a empresa “decidiu exercer o direito” conferido por decisão judicial em setembro de 2021.
Recordar que esta ‘rixa’ começou quando a Epic Games decidiu dar aos jogadores de ‘Fortnite’ métodos alternativos de pagamentos que contornavam a App Store, sendo que na altura os termos do ecossistema da Apple proibiam expressamente este tipo de atividade.
Agora, com a Lei dos Mercados Digitais em vigor, a Apple foi obrigada a integrar no iOS 17.4 a possibilidade de os utilizadores de iPhone instalarem apps de outras lojas virtuais - uma oportunidade que a Epic Games esperava aproveitar para lançar a sua própria loja virtual. Com esta decisão da Apple, fica claro que a situação poderá levar novamente as duas empresas a tribunal.
Leia Também: Nova atualização da Apple promete ser histórica para quem usa iPhone
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com