Depois de receber 'luz verde' do regulador norte-americano, a SpaceX realizou esta quinta-feira, dia 14, o terceiro teste de voo do seu foguetão Starship - o mesmo com que espera realizar missões à Lua, a Marte e mais além.
Dado que as duas últimas tentativas acabaram por não ser completadas e acabaram em aparatosas explosões, a SpaceX espera agora usar essa experiência e dados obtidos para conseguir ter um teste bem-sucedido.
Tal como estava previsto, o Starship descolou com sucesso às 13:25 e atingiu rapidamente uma velocidade superior à do som. O Starship separou-se então com sucesso do propulsor Super Heavy já em espaço orbital, completando assim mais uma fase deste terceiro teste.
Este propulsor iniciou então viagem de volta à Terra de forma a pousar com sucesso na área pré-definida pela SpaceX, isto enquanto o Starship continuou o teste de voo. Infelizmente, por volta das 13:32, a SpaceX perdeu o sinal com o propulsor Super Heavy e não foi possível ver na transmissão o desfecho desta missão neste departamento.
Já efetivamente no Espaço, a SpaceX aproveitou para conduzir mais testes com o Starship - experimentando os vários sistemas do foguetão que, por exemplo, permitirão colocar satélites em órbita.
© X / @SpaceX
Pouco depois de 40 minutos do começo da missão, o Starship recomeçou o processo de reentrada na atmosfera de forma a pousar com sucesso na zona designada pela SpaceX - no oceano Índico.
Infelizmente, e tal como aconteceu com o Super Heavy, a SpaceX acabou por perder contacto com o Starship e a transmissão ficou sem informações sobre o progresso da viagem deste novo foguetão. Pouco depois de ser atingida uma hora de duração da missão, foi confirmado que o Starship terminou missão sem tempo de concluir alguns dos testes que se esperavam.
Apesar do final anticlimático da missão, a SpaceX deu a missão como bem-sucedida, realçando não só que nunca planeou realizar uma aterragem vertical, como também que o Starship conseguiu atingir a sua maior velocidade já registada.
É provável agora que a SpaceX anuncie mais voos de teste num futuro próximo.
[Notícia atualizada às 14:32]