Os estragos resultantes das fortes chuvas e inundações da semana passada no estado do Rio Grande do Sul continuam a ser calculados pelas autoridades brasileiras mas, para ter uma noção da dimensão da tragédia, nada melhor do que ver imagens captadas a partir do Espaço.
As imagens em questão foram partilhadas pela NASA na respetiva página na rede social X (ex-Twitter), onde é referido que os satélites Terra e Aqua captaram imagens da área afetada. Como pode ver abaixo, as imagens - relativos aos dias 20 de abril e 6 de maio - foram combinadas para formar um GIF que permite ter uma comparação direta do antes e do depois desta cheias, com a lama a manchar de castanho a zona norte da Lagoa dos Patos nas imediações da cidade de Porto Alegre.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou recentemente que, até agora, 113 pessoas morreram devido a estas inundações e que quase 1,9 milhões de pessoas foram afetadas pela tragédia.
NASA’s Terra and Aqua satellites captured images of the area before and during the flooding. Runoff, stained brown with suspended sediment, flowed into the Patos Lagoon, south of Porto Alegre. pic.twitter.com/6vGKtLiDMr
— NASA Earth (@NASAEarth) May 9, 2024
Leia Também: Brasil. Armazéns lotados em Portugal com doações à espera de transporte