A conectividade dos aparelhos móveis com outros aparelhos como os auriculares sem fios, entre outros, faz com que o Bluetooth se tenha tornado numa ferramenta essencial na vida das pessoas.
Manter o Bluetooth sempre ligado, porém, aporta riscos que muitos desconhecem.
Para que isso deixe de acontecer, a Polícia Nacional espanhola partilhou um vídeo no TikTok sobre um género de ciberataque conhecido como 'bluesnarfing'.
"É uma daquelas pessoas que tem sempre o Bluetooth ligado no telemóvel? Então cuidado, pode ser vítima de 'bluesnarfing'", começa por alertar a agente no vídeo, explicando em seguida do que se trata.
O 'bluesnarfing' é um tipo de ciberataque que utiliza a ligação Bluetooth para aceder aos dispositivos das vítimas e roubar dados pessoais, refere o ABC.
"Esta técnica tem como objetivo roubar dados como contactos, e-mails, mensagens ou mesmo ficheiros armazenados no telemóvel, que os hackers tendem depois a vender na 'dark web' ou a utilizar para cometer outro tipo de burlas ou extorsões", completa a agente.
Para escapar a este crime, as autoridades aconselham a que se ative esta ferramenta somente quando precisar de utilizá-lo e rejeite qualquer pedido de acesso via Bluetooth.
Leia Também: Apple e Google vão alertar utilizadores sobre possíveis rastreamentos