A manhã desta sexta-feira, dia 19 de julho, ficou marcada por um ‘apagão’ de sistemas informáticos com Windows 10 que, alegadamente está relacionado com uma atualização do código no antivírus Falcon da empresa de cibersegurança CrowdStrike.
É possível que esta atualização apresente alguns problemas de compatibilidade com as versões mais antigas do sistema operativo da Microsoft e que essa seja a causa do problema. No entanto, uma fotografia a circular na rede social X e partilhada pela página @Xaaavier_8613 indica que o problema está num elemento específico do Falcon.
A imagem refere que a CrowdStrike “está ao corrente de queixas de falhas em ‘hosts’ do Windows relacionados com o sensor do Falcon”, admitindo também que tal situação resulta no conhecido ecrã azul do Windows.
Mas o que é afinal o sensor do Falcon?
A CrowdStrike afirma no seu site oficial que o sensor usado no Falcon “bloqueia ataques nos sistemas enquanto capta e regista atividades para detetar ameaças rapidamente”. No entanto, tudo parece indicar que este agente do Falcon possa ser a origem do problema agora verificado.
Leia Também: 'Apagão'? Microsoft diz que está a tomar "medidas de mitigação"