'Blue Screen of Death'. Como surgiu e para que serve o (infame) ecrã azul

Saiba como surgiu e para que serve esta notificação do sistema operativo Windows.

Notícia

© Shutterstock

Miguel Patinha Dias
19/07/2024 23:00 ‧ 19/07/2024 por Miguel Patinha Dias

Tech

Microsoft

O final desta semana acabou por ficar marcado pelo ‘apagão’ global causado pela atualização defeituosa lançada pela empresa de cibersegurança CrowdStrike. A situação levou a que vários trabalhadores de escritório vissem os ecrãs dos respetivos computadores Windows a ficarem com uma cor azul - o (infame) Blue Screen of Death que sinaliza a existência de um erro grave.

 

O que pode não saber é que este ecrã azul é uma das notificações mais conhecidas sistema operativo da Microsoft, servindo para sinalizar que houve um erro irrecuperável e que algo correu (muito) mal.

Como conta um dos responsáveis pela integração do Blue Screen of Death no Windows, Raymond Chen, no blogue oficial da Microsoft, esta funcionalidade começou por ser introduzida no Windows 3.1. No entanto, só com o Windows 95 é que ficou com a sua caraterística cor azul.

Notar que este ecrã azul surge tanto por erros de ‘hardware’ como de software, tornando-se mais comuns a partir da ausência ou problemas com ‘drivers’ específicas para software.

Se é um utilizador de computador Windows, é altamente provável que já tenha visto um Blue Screen of Death ao longo da sua vida mas, no que diz respeito aos acontecimentos desta sexta-feira, trata-se certamente de uma das aparições mais numerosas deste ecrã azul.

Leia Também: Microsoft corrige causa de 'apagão'. Mantêm-se problemas a nível global

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas