Se cresceu durante os anos 1990 e 2000 é provável que tenha ouvido por diversas vezes conselhos sobre como carregar o telemóvel e de que era errada a prática de deixar o telemóvel a carregar durante toda a noite.
O risco de ‘viciar’ a bateria já não existe hoje em dia e temos a agradecer a evolução que as baterias de telemóveis desfrutaram nos últimos anos. No entanto, esta mudança acarreta outros cuidados se pretende que o dispositivo móvel mantenha a mesma autonomia de bateria original.
Como conta o site Popular Science, as baterias dos telemóveis atuais conseguem manter a autonomia original por mais tempo se não forem carregadas a 100%. Ao invés disso, recomenda-se que evite carregar a bateria além da marca dos 80-85%.
Isto acontece porque os elementos usados para armazenar energia, os electrões, são sujeitos a menos stress quando a bateria não é carregada a 100% - o que significa que a bateria terá tendência a ‘envelhecer’ mais lentamente e conseguirá reter a sua capacidade por mais tempo.
Caso pretenda colocar em prática esta dica, saiba que os telemóveis atuais já dispõe de funcionalidades que alertam o utilizador quando o telemóvel é carregado a partir de um determinado nível. Assim será, capaz de se manter vigilante e garantir que a bateria do telemóvel é mantida por mais tempo.
Leia Também: Demasiado exposto no Instagram? Saiba como ter mais privacidade