Poderá ver uma 'chuva de estrelas' em agosto. Diga 'olá' às Perseidas
Apesar de já ter começado em julho, o pico será neste mês de agosto.
© APOD
Tech Espaço
O mês de agosto é sinónimo de verão, temperaturas quentes, férias e também de praia. Não desfazendo, há outro motivo que leva os aficionados pela observação do céu noturno a estarem especialmente atentos durante este mês, uma vez que é quando se dá o pico das Perseidas - uma das chuvas de meteoros mais conhecidas e presença habitual durante o período de verão.
Na verdade, o período das Perseidas teve início no dia 17 de julho e irá até 24 de agosto. No entanto, nota o site EarthSky que o pico desta chuva de meteoros está previsto para o dia 12 de agosto e, em condições favoráveis, os observadores poderão avistar até 90 meteoros por hora. Tal como acontece todos os anos, promete ser um espetáculo digno de nota.
Serve recordar no entanto que, para ter as melhores condições possíveis para observar a passagem das Perseidas, deverá dar preferência a uma região sem luz artificial. Grandes cidades estão, portanto, fora de questão e, caso a meteorologia colabore, terá (literalmente) vista desimpedida.
Quanto ao melhor período para ver esta chuva de meteoros, recomenda-se que esteja atento ao céu durante a madrugada - com o período antes do amanhecer a ser entendido como o que oferece as melhores condições de observação.
Leia Também: Elon Musk mostra como tornará as viagens ao Espaço mais rápidas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com