Um grupo de cientistas analisou dados recolhidos pelo robô Insight Lander de Marte e encontrou sinais que provam a existência de água em estado líquido no subsolo do ‘Planeta Vermelho’.
O estudo analisou dados equivalentes a quatro anos de atividade sísmica, nomeadamente a forma como as ondas sísmicas viajaram pelo subsolo. Assim, a equipa de cientistas foi capaz de determinar o tipo de materiais que compõem o subsolo do planeta, chegando à conclusão que se trata de rochas porosas saturadas de água em estado líquido.
Um dos cientistas envolvidos - Michael Manga da Universidade da California - contou à BBC que o método usado é o mesmo utilizado para procurar por água no subsolo na Terra. Manga notou que esta solução responde a um dos grandes mistérios de Marte e que diz respeito ao que aconteceu a toda a água à superfície e que podia ser encontrada nos muitos rios e lagos à superfície.
"Grande parte da água [da Terra] está no subsolo e não há razão para que isso não aconteça em Marte também”, afirmou Manga.