Pouco a pouco, há cada vez mais áreas que vão sendo bem-sucedidas na implementação de Inteligência Artificial (IA) no seu dia a dia e, na Coreia do Sul, uma nova aplicação para clínicas veterinárias parece estar a fazer isso mesmo para prestar melhores cuidados de saúde a animais de estimação.
A aplicação propriamente dita dá pelo nome de X Caliber e recorre a IA para identificar anormalidades numa questão de segundos. O caso partilhado pelo site RTL mostra como um cão de cinco anos - de nome Mozzi - foi examinado numa clínica e lhe foi identificada uma deslocação do joelho a partir dos testes analisados pelo X Caliber.
Além de mais rápido na identificação de eventuais problemas, a informação é apresentada de uma forma mais simples - algo que é útil na hora de os donos perceberem eventuais problemas.
“Não teria compreendido os resultados se não tivesse olhado para os números”, notou um dono de Mozzi, Mo Jae-hyun. “Claro que confio no meu veterinário mas, ao olhar eu próprio para os resultados, parece mais credível”.
A X Caliber foi desenvolvida pela operadora de telecomunicações da Coreia do Sul, a SK Telecom, e afirma que esta IA tem uma precisão na deteção de doenças de 86%.
“Cães com doenças cardíacas, por exemplo, tendem a ter corações maiores. Usados um método chamado VHS [na sigla em inglês], que até aqui exigia fazer mediações manualmente, um a um”, explicou o CEO do Sky Animal Medical Group, Oh I-se, notando que a análise desta IA é “muito mais conveniente”.
Leia Também: Automóveis da Citroën passam a ter ChatGPT integrado