A Apple já anunciou que revelará oficialmente a nova geração de iPhones no dia 9 de setembro e, enquanto espera, é natural que comece a fazer ‘contas à vida’ e tente perceber se está na altura de atualizar o seu atual modelo.
Se estiver a considerar fazê-lo, é possível que também considere vender o seu iPhone atual e, nesse caso, a Swappie - uma empresa especializada na compra e venda de iPhones recondicionados e “defensora de uma utilização mais sustentável da tecnologia” - tem três argumentos para o ajudar a decidir.
O primeiro argumento está relacionado com a simplicidade do processo. Como diz a Swappie via comunicado, “existem processos de venda simples, com uma avaliação online quase instantânea, envio gratuito e pagamento rápido, garantindo uma transação fácil e sem complicações”.
Mesmo que estes iPhones possam não ser vendidos, as matérias-primas presentes nos componentes continuam a ter valor do ponto de vista reciclagem - o que lhe dará algum dinheiro que ajudará na compra do novo modelo.
Há também o facto de que alguns modelos antigos do iPhone continuam a ter muita procura. Este é o segundo argumento da Swappie, que aponta, por exemplo, para os modelos Pro da série iPhone 13 que contam com preços mais competitivos. “É cada vez mais frequente que estes dispositivos venham com garantias que asseguram a sua funcionalidade e qualidade, proporcionando mais tranquilidade ao consumido”, diz a Swappie.
Por fim, o último argumento prende-se com a sustentabilidade. Se está preocupado com a quantidade de lixo eletrónico que produz, deixar simplesmente o seu iPhone antigo na gaveta não é solução e acabará por ser prejudicial para todos nós.
“Vender um iPhone antigo é uma decisão que beneficia todos — incluindo o planeta”, afirma a empresa.
Leia Também: Vai comprar o iPhone 16? Talvez valha a pena esperar por 2025